553 — A Nova HP em Portugal

Sep 19, 2002 | Conteúdos Em Português

HPjanicas
Depois da fusão entre a Compaq e a HP, Carlos Janicas anunciou ontem, em conferência de imprensa, algumas alterações inevitáveis na estrutura da empresa.

O responsável da HP Portugal admitiu que se vão verificar alguns despedimentos na empresa até ao final do primeiro trimestre de 2003, uma medida que decorre da reestruturação da empresa. As pessoas a dispensar serão cerca de 40, o que constitui 10 a 12% dos 375 trabalhadores.

Dos quatro departamentos da nova HP, a área da Impressão e Imagem é a única que vai ser liderada por uma pessoa vinda da Compaq, Vasco Matafome. As áreas de empresas, consumo e serviços continuarão a ser lideradas por pessoas da HP. Assim, Carlos Janicas fica responsável pela área de sistemas empresariais, Manuel dos Santos lidera os sistemas pessoais e Joaquim Branco fica encarregue da parte de serviços .

A HP Portugal tem três tipos de clientes-alvo: o segmento das multinacionais, que designa por “enterprise”, o das PME, ao qual chama de “commercial” e o das micro-empresas, referido por “consumo ”.

Neste momento, a grande aposta da HP é tornar-se líder de mercado na área dos serviços até 2004/2005. O novo responsável por este sector, Joaquim Branco, admitiu, no entanto, que após a aquisição da PriceWaterhouse pela IBM , este objectivo tornou-se mais díficil de alcançar.

O director-geral da HP Portugal, Carlos Janicas, aproveitou também para anunciar que a empresa prevê uma quebra de vendas em 2002, não sendo atingidos os 431,6 milhões de euros verificados no último ano. Mas Carlos Janicas mostrou-se optimista, afirmando que “a situação deverá inverter-se no próximo ano”.

http://www.hp.pt

Notícias – Indústria