610 — ECR discute optimização do serviço ao consumidor

Sep 25, 2002 | Conteúdos Em Português

ECRlogoTermina hoje a II Conferência ECR Portugal (Efficient Consumer Response), a decorrer no Centro de Congressos do Estoril, subordinada ao tema “Acrescentando Valor ao Consumidor”.

No encontro, que começou ontem, foram apresentadas novas propostas no que respeita ao aproveitamento de sinergias entre empresas de produção e distribuição de bens de grande consumo, de modo a servir mais eficientemente os clientes.

A conferência, que contou com cerca de 300 participantes, incidiu maioritariamente na apresentação das conclusões de cinco projectos impulsionados pelo ECR em 2001 e 2002. Estes trabalhos foram realizados por cerca de 100 pessoas, pertencentes a mais de vinte empresas, e são encarados pelo ECR como iniciativas em prol da resposta eficiente ao consumidor.

Ontem foi apresentado o projecto CPFR (Colaborative Planning, Forecasting and Replenishment) que pretende melhorar a relação fornecedor/produtor/retalhista através da co-gestão dos processos de planeamento e informação partilhada, coordenado pela Deloitte&Touche. Uma parceria constituída pela Pfize Adams, Uniarme, Deloitte&Touche, Knorr, C. Nobre e DLS apresentou também o projecto Supply Chain do Futuro , que visa analisar as consequências da competição num mercado cada vez mais global no sector dos produtos de grande consumo.

Hoje serão apresentados os projectos Out of Stock (Ruptura no Linear), Shrinkage (Perdas por causas desconhecidas) e CVM (Criar valor para o consumidor). O encerramento da sessão, às 18h30, está a cargo dos presidentes da ECR Portugal, Alberto da Ponte e Miguel Mota Freitas .

O modelo ECR surgiu na Europa em meados da década de noventa e pretende implementar uma mudança nas práticas tradicionais de negócio. O ECR Portugal foi criado em Março de 2000 por um grupo de mais de cinquenta empresas, tendo por missão “promover a colaboração entre a indústria e o comércio, satisfazendo as necessidades do consumidor de forma rápida e eficiente”.

Por Patrícia Neca
([email protected])

http://www.ecrnet.org/ECR/ecr.home

Em Foco – Empresa