Amesterdão – Setembro de 2002 – A Royal Philips Electronics e a Jabil Circuit Inc., líder global em serviços de produção de electrónica anunciaram um acordo através do qual a Jabil adquirirá a maior parte dos Philips Contract Manufacturing Services (PCMS). A conclusão desta transacção, que está sujeita aos habituais procedimentos de consulta com sindicatos e comissões de trabalhadores e à aprovação das autoridades sobre a lei da concorrência, deverá ter lugar no final deste ano. O preço da aquisição será aproximadamente de 235 milhões de Euros.
A PCMS, que tem a Philips Consumer Electronics como seu principal cliente, passou de um especialista em montagem de placas de circuito impresso a um fornecedor de serviço completo dirigido aos mercados internos e externos de serviços de produção de electrónica como uma área de negócio autónoma da Philips. A PCMS está no top dos 10 maiores fabricantes sob contrato em todo o Mundo e oferece uma vasta gama de serviços que abrangem desde o projecto, desenvolvimento e engenharia até à produção em larga escala e à gestão personalizada da cadeia de fornecimento.
“Este acordo vem na sequência da nossa pré-anunciada procura de um parceiro forte para o PCMS, em consonância com a nossa estratégia de focalização em determinadas actividades que apoiam os objectivos a longo prazo da nossa divisão de Electrónica de Consumo e a tendência de “outsourcing” a nível industrial” – disse Gottfried Dutiné, membro do Conselho de Administração da Philips. “A aquisição da PCMS pela Jabil, um líder mundial de EMS, perspectiva novas e interessantes oportunidades de crescimento ao negócio e esperamos um fortalecimento crescente da relação com os fornecedores”.
“Estamos muito satisfeitos por ter sido escolhidos pela Philips como fornecedor estratégico a longo prazo na área da electrónica de consumo e damos as boas-vindas aos trabalhadores e directores da PCMS à Jabil. A Philips é líder global em tecnologia e quota de mercado com uma forte identidade de marca e excelente situação financeira. Trata-se de uma aliança importante de acordo com os objectivos de negócio da Philips e da Jabil” – referiu Tim Main, presidente e CEO da Jabil Circuit, Inc. Segundo Main, esta transacção irá melhorar a diversificação de clientes, as áreas de negócio e as operações da Jabil e alargar as soluções EMS na indústria da electrónica de consumo a um segmento de 150 biliões de dólares, com uma penetração baixa de 9% de “outsourcing”.
Segundo os termos do acordo, a Jabil tomará conta da gestão das operações de produção em três continentes, incluindo Áustria, Bélgica, Brasil, China, Hungria, Índia, Polónia e Singapura. A Jabil vai continuar a fornecer componentes-chave para produção de uma vasta gama de produtos Philips, incluindo televisores, DVDs e sistemas áudio, armazenamento, écrans e caixas descodificadoras numa base de acordo a quatro anos, avaliado em 4 biliões de Euros. A Jabil fornecerá serviços de projecto e engenharia, de lançamento de novos produtos, de protótipos e de testes, montagem de PCB e montagem e integração final. O acordo inclui também solicitações de “outsourcing” para outros clientes da PCMS exteriores à
Philips.
A Jabil Circuit
A Jabil Circuit, Inc. é um dos maiores fornecedores de serviços de produção electrónica. A Jabil produz para empresas electrónicas internacionais nas áreas da tecnologia automóvel, da informática e armazenamento, produtos de consumo, instrumentação e produtos médicos, redes e mercados de periféricos e de telecomunicações. A Jabil oferece concepção de circuitos, design para placas a partir de esquemas, montagem de protótipos, montagem de placas em volume, montagem de sistemas, serviços de reparação e garantia de presença com filiais na América, Europa e Ásia. Para mais informações consultar o site www.jabil.com.
Sobre a Royal Philips Electronics
A Royal Philips Electronics da Holanda é uma das maiores empresas de electrónica do Mundo e a maior da Europa, com um volume de vendas de 32,3 mil milhões de Euros em 2001. É líder global na área de televisores a cores, iluminação, máquinas de barbear, diagnóstico médico por imagem e monitorização de doentes e, ainda, produtos integrados para TV. Os seus 184 000 empregados em mais do 60 países actuam nas áreas da iluminação, electrónica de consumo, pequenos electrodomésticos, componentes, semicondutores e sistemas médicos. A Philips está cotada na bolsa de Nova Iorque (símbolo: PHG), Londres, Frankfurt, Amesterdão e noutras bolsas de valores.
http://www.philips.pt
Dossiers-Empresas