632 — Nokia e Sonera juntas dão cartas ao mercado 3G

Sep 26, 2002 | Conteúdos Em Português

Logotipo NokiaLisboa, 26 de Setembro de 2002 – A Nokia, o maior fornecedor mundial de telefones móveis e líder de redes móveis e fixas e comunicação de dados sem fios, incluindo os serviços ao cliente, bem como o fornecimento de soluções e produtos para comunicação de dados sem fios, fixa ou móvel e terminais multimédia, e a Sonera acabam de proceder a uma demonstração em Helsínquia da evolução das comunicações móveis de terceira geração, reforçando a sua aposta no desenvolvimento e consolidação dos novos serviços e terminais.

Nokia demonstra terminal móvel e serviços multimédia para WCDMA e GSM em simultâneo

Nokia e Sonera demonstram ao vivo serviços avançados no novo Nokia 6650

O desenvolvimento da próxima geração de terminais móveis, como o Nokia 6650, combinados com o desenvolvimento de serviços atractivos e inovadores, irão acelerar o arranque dos serviços móveis de terceira geração

As duas empresas reforçaram o seu empenho e compromisso no desenvolvimento da interoperabilidade móvel entre serviços multimédia e tecnologias e deixaram claro a sua aposta estratégica no desenvolvimento e consolidação do 3G, ao fazerem demonstrações ao vivo dos serviços mais avançados da Sonera no novo Nokia 6650, o primeiro terminal móvel do mundo 3 GPP, a funcionar em simultâneo em GSM e WCDMA.

Os novos serviços móveis práticos e fáceis de usar da Sonera foram os primeiros a ser utilizados nos terminais 6650, da Nokia, numa demonstração ao vivo do ambiente WCDMA, significando um importante marco para o desenvolvimento e implementação do 3G.

O vasto leque de serviços que acabaram de ser introduzidos reúnem mensagens animadas, vídeo clips, jogos e e-mail numa oferta muito rica. Estes serviços podem ser acedidos quer em GSM/GPRS quer em WCDMA.

O desenvolvimento da próxima geração de terminais móveis, como o Nokia 6650, combinados com o desenvolvimento de serviços atractivos e inovadores, irão acelerar ainda mais o arranque dos serviços móveis de terceira geração. Entretanto, a abertura e interoperabilidade irão possibilitar a utilização indiferenciada de redes, aumentando a experiência e as capacidades de utilização sem constrangimentos derivados da diversidade de redes e fronteiras.

Para Dr. JT Bergqvist, Executive Vice President da Nokia Networks: “a Nokia e a Sonera estão a trabalhar lado a lado no sentido de viabilizarem uma transição tranquila para os novos produtos e serviços que são os elementos necessários para introduzir a capacidade e velocidade requeridas a par de características de utilização simples, fáceis e apelativas. Este evento marca o início de um período de aceleração na optimização das redes e da sua interoperabilidade, testando-a e conduzindo os utilizadores móveis a essa mesma experiência. Este período de testes decorrerá ao longo do quarto trimestre, de modo a possibilitar a comercialização do terminal em 2003. Esta incubadora irá também possibilitar o desenvolvimento de aplicações mais ajustadas aos sistemas e terminais a comercializar de modo a gerar uma oferta competitiva e muito apelativa a nível da comercialização de serviços para 3G”.

Por seu turno, Harri Koponen, CEO da Sonera, referiu que “a transição entre os serviços 2G e 3G representa uma evolução que terá como objectivo último a total transparência entre as diferentes tecnologias que permite uma experiência enriquecedora para o utilizador. O sucesso da introdução e adopção destes novos serviços móveis que combinam visualização e facilidade de utilização baseia-se na preocupação com as reais necessidades do utilizador”.

http://www.nokia.pt

Dossiers-Empresas