666 — Nova televisão pública em 2003

Oct 1, 2002 | Conteúdos Em Português

O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, já recebeu o relatório do grupo de trabalho da RTP. O ministro anunciou o arranque de uma nova televisão pública no ano que vem. Operadores devem estabelecer parcerias de fornecimento de conteúdos à RTP Internacional.

“A manutenção da televisão pública é um acto de defesa da soberania nacional” – defende Nuno Morais Sarmento, salientando as dificuldades. O governo encontrou a RTP em falência técnica, garante o ministro, com 200 milhões de contos de dívida, uma estrutura pouco flexível – 2200 trabalhadores – custo semanal superior a um milhão de contos, subaproveitamento da estrutura e um atraso nas novas plataformas.

A RTP Internacional “deve ser o espelho de Portugal e não o da RTP”, considera Nuno Morais Sarmento, defendendo a abertura de tempos de emissão, interacção entre todos os operadores e novas regras de regulamentação no sector audiovisual. O governo considera, ainda, a hipótese da televisão pública ter presença no cabo.

O ministro acredita que a situação de crise é causa/efeito do panorama audiovisual português. O ICAM não tem verbas, o que provoca uma estagnação no cinema e na animação. Assim, o executivo defende o cumprimento efectivo da taxa de publicidade, paga directamente ao ICAM.

Por: Sandra Pestana

Fórum Telecom & Media (mais informação)

Nuno Morais Sarmento considera a manutenção da televisão pública um acto de defesa da soberania nacional. Participe no fórum e comente a afirmação do ministro.

Relatórios – Telecom
Em Foco – Projecto