Não vamos ter um boom de telemóveis empresariais a curto-prazo, garantiu o presidente da Optimus, António Casanova, no Evento Optimus Soluções Empresariais de Comunicação Móvel: os próximos 10 anos. O mercado empresarial português vai crescer 5% nos próximos 12 meses, segundo um estudo da Market Intelligence Company (PRM).
Casanova assegurou: Vamos levar alguns anos a chegar a um bom nível de telemóveis empresariais, mas o boom virá, embora lentamente. Neste momento, os grandes obstáculos são o ambiente recessivo e a complexidade do negócio – envolve mais pessoas, podendo mais facilmente falhar.
Um estudo realizado em Portugal pela PRM revela que o mercado empresarial português vai crescer 5% nos próximos 12 meses, embora, neste momento, o mercado se encontre estável. O Common Voice Mail e o SMS são serviços usados massivamente pelas empresas, sendo que as previsões apontam o Fix Internet Service e o Fax and Data Transmition como os serviços com maior potencial de crescimento.
A estratégia da Orange dirige-se ao consumidor, garante Andrew Shultz, para lhe proporcionar melhor interacção. Mobilidade e conveniência são palavras-chave da empresa, no sentido de construir uma relação de lealdade com o cliente. Schultz acredita que os grandes desafios dos próximos 10 anos são a segurança na transmissão de dados, a velocidade, encontrar um meio-termo entre o uso privado e o uso empresarial, além de assegurar interoperabilidade.
Gonçalo Serpa Pinto, da McKinsey, defende que existe uma grande procura de soluções móveis para empresas, sendo que as soluções que existem ou são básicas ou complexas.
Relatórios – Telecom
Notícias – Indústria