734 — Portugal no mapa

Oct 8, 2002 | Conteúdos Em Português

Na opinião de João Monteiro, da Universidade do Minho e co-editor do livro Towards the Knowledge Society – E-Commerce, E-Business and E-Government (que reúne todas as intervenções da 2.ª Conferência IFIP), «trazer para Portugal uma conferência sobre aspectos tecnológicos, mas também de gestão e integração das diferentes tecnologias em proveito da sociedade cria uma mais-valia muito positiva, precisamente por sermos um país com algum atraso nesta área».

A evidência com que hoje as TI se assumem áreas emergentes traduz-se «no enorme impacto que têm na qualidade de vida dos cidadãos, quer nas questões ligadas à cidadania quer no que concerne a administração do poder», afirma.
Mas em Portugal é necessário desenvolver áreas como o comércio electrónico que, para o especialista, «ainda não tem o desenvolvimento que se esperava, por esta altura». Uma realidade que depende, essencialmente, de quem fornece o serviço e para quem.
Como explica João Monteiro, «atendendo a que os portugueses utilizam muito pouco a Internet, é necessário tentar novos métodos de acesso, generalizando operações electrónicas tão comuns como comprar um bilhete de comboio através do Multibanco». A questão é saber como fazê-lo, com os meios tecnológicos e económicos disponíveis no País.
O objectivo de organizar um evento desta amplitude, cruzando vários especialistas na matéria a nível internacional, é, pois, «colocar Portugal no mapa ».

Por Gabriela Costa
([email protected])

Notícias – Pessoas