745 — Tech Data Reporta Resultados do Exercício Relativos ao Segundo Trimestre; Resultados Líquidos Crescem 30% (Year over Year)

Oct 7, 2002 | Conteúdos Em Português

TechdataLogoAlfragide (1 de Outubro de 2002) – A Tech Data Corporation (Nasdaq: TECD), fornecedor líder de produtos e serviços de gestão de logística TI, anunciou as vendas e resultados referentes ao segundo trimestre, findo a 31 de Julho de 2002.

Os resultados líquidos do segundo trimestre registaram um aumento de 29,7% para $35,3 milhões de dólares, ou $0,60 por acção diluída, comparativamente aos $27,2 milhões de dólares, ou $0,49 por acção diluída, registados no ano anterior, excluindo encargos especiais no montante de $20 milhões de dólares, antes de impostos, registados no segundo trimestre do ano anterior. Incluindo esses encargos especiais, os resultados líquidos do trimestre findo a 31 de Julho de 2002 registaram um aumento de 152%, de $14 milhões de dólares, ou $0,25 por acção diluída, comparativamente ao segundo trimestre do ano anterior. As vendas do trimestre findo a 31 de Julho de 2002 totalizaram $4 mil milhões de dólares, sofrendo um decréscimo de 3,4% contra os $4,1 mil milhões reportados no mesmo período do ano anterior.

Os resultados do trimestre findo a 31 de Julho de 2002 já não reflectem a amortização de goodwill, de acordo com a Statement of Financial Accounting Standards No. 142. Os resultados do segundo trimestre do ano anterior incluem a amortização de goodwill no montante de $2,1 milhões de dólares, ou aproximadamente $0,04 por acção diluída.

Os resultados líquidos referente ao semestre findo a 31 de Julho de 2002 registaram um aumento de 19,4% para $70,4 milhões de dólares, ou $1,20 por acção diluída, comparativamente aos $59 milhões, ou $1,06 por acção diluída, registados no ano anterior, excluindo os encargos especiais do segundo trimestre do ano anterior. Incluindo esses encargos especiais, os resultados líquidos do semestre findo a 31 de Julho de 2002 registaram um aumento de 54% comparativamente aos $45,8 milhões de dólares, ou $0,83 por acção diluída, registados no mesmo semestre do ano anterior. As vendas do semestre findo a 31 de Julho de 2002 totalizaram $7,9 mil milhões de dólares, sofrendo um decréscimo de 10,2%, comparativamente aos $8,8 mil milhões do mesmo semestre do ano anterior.

“A Tech Data continua a distinguir-se como uma das empresas com melhores resultados na sector de TI”, declarou Steven A. Raymund, Presidente e CEO da Tech Data. E acrescenta, “Estamos a executar com eficiácia, a gerir eficientemente os nossos custos e a desenvolver melhorias operacionais que deverão fortalecer ainda mais a nossa já longa posição de liderança. O nosso êxito neste difícil contexto económico deve-se, claramente, ao trabalho árduo e à dedicação dos colaboradores da Tech Data em todo o mundo.”

Uma vez mais, a Tech Data fechou o trimestre com um dos balanços mais fortes do sector. Gerando continuamente um forte fluxo de “cash-flow”, através da gestão do fundo de maneio, a empresa reduziu o seu endividamento líquido em $281 milhões de dólares durante o segundo trimestre, e em $1,2 mil milhões desde 31 de Janeiro de 2001, resultando num rácio de endividamento relativamente ao capital total de 32% em 31 de Julho de 2002. Adicionalmente, no fim do segundo trimestre, a empresa reduziu os seus níveis de inventário para 22,5 dias de fornecimento, continuando a prestar um excelente serviço de disponibilidade de produto ao cliente.

As vendas do segundo trimestre registaram um aumento de 9% na Europa e um decréscimo de 11% nos Estados Unidos e 16% no resto do mundo, ao longo do ano anterior. As vendas de software e sistemas registaram um aumento de 10% e 2%, respectivamente, durante o segundo trimestre, enquanto os periféricos e networking registaram uma queda de 9% e 10%, respectivamente. O negócio dos periféricos representou 43% do total de vendas do segundo trimestre, os sistemas 24%, software 18% e networking 15%. As vendas através de comércio electrónico registaram uma subida, representando 36% das vendas efectuadas no segundo trimestre este ano, comparativamente aos 29% do ano anterior.

Previsão de Negócio
A seguinte demonstração financeira é baseada nas expectativas actuais e no plano interno da Empresa. A demonstração financeira é previsional e, tal como demonstrado nos arquivos periódicos da empresa que se encontram na Comissão de Valores Mobiliários (SEC – Securities and Exchange Comission), os resultados poderão apresentar uma diferença material.

O plano interno actual da Empresa para o terceiro trimestre, que findará a 31 de Outubro de 2002, prevê vendas de $3,8 a $4 mil milhões de dólares e resultados líquidos de $31 a $34 milhões de dólares, ou $0,53 a $0,59 por acção diluída.

Demonstrações Financeiras Previsionais
Alguns dos assuntos discutidos neste comunicado de imprensa são meras previsões, baseadas nas actuais expectativas da Empresa, envolvendo um número de riscos e incertezas. Entre os factores que poderiam estar na origem de uma diferença material dos resultados reais incluem-se: competitividade intensa, quer doméstica, quer internacional; margens de lucro reduzidas; riscos de inventário inerentes a alterações na procura do mercado; dependência de sistemas de informação; exposição de crédito devido à deterioração da condição financeira dos nossos clientes; a economia geral, nomeadamente a extensão e gravidade do enfraquecimento económico actual; incapacidade de obtenção de capital necessário; potenciais efeitos adversos de aquisições; flutuações das taxas de juro, das taxas de câmbio de moeda estrangeira e exposição a mercados estrangeiros; impacto das alterações à legislação do imposto sobre o rendimento; fornecimento e disponibilidade de produtos; dependência de empresas de expedição independentes; alterações aos termos e condições dos fornecedores; actos de guerra ou terrorismo; exposição a catástrofes naturais; impacto potencial de greves; volatilidade das acções ordinárias e exactidão dos dados previsionais.

Os arquivos periódicos da empresa que se encontram na Comissão dos Valores Mobiliários (SEC – Securities and Exchange Commission) contêm informações adicionais sobre estes e outros factores que afectam o negócio e as perspectivas da empresa, podendo ser obtidas cópias dos mesmos no Web site de informação financeira disponibilizada aos investidores da empresa, em http://www.techdata.com. Todas as informações constantes do presente comunicado reportam-se a 22 de Agosto de 2002. A empresa não assume qualquer obrigação de actualizar quaisquer demonstrações financeiras previsionais contidas no mesmo, face aos resultados ou alterações reais às expectativas da empresa.

Informação ao Editorial

Sobre a Tech Data Corp.
A Tech Data Corporation (NASDAQ/NMS: TECD), fundada em 1974, é um fornecedor global líder de produtos de TI, gestão de logística e outros serviços de valor acrescentado. Ocupando a 117ª posição na Fortune 500, a empresa e respectivas subsidiárias servem mais de 100 000 revendedores de tecnologia nos Estados Unidos, Canadá, Caraíbas, América Latina, Europa e Médio Oriente. A extensa oferta de serviços da Tech Data inclui formação e suporte técnico pré e pós-venda, opções de financiamento e serviços de configuração, bem como uma gama completa de soluções premiadas de e-business. A empresa gerou resultados no montante de $17,2 mil milhões de dólares no exercício mais recente, findo a 31 de Janeiro de 2002.

Sobre a Computer 2000 Portuguesa, Lda
A Computer 2000 portuguesa, Lda, subsidiária portuguesa da Tech Data Corp., foi fundada em 1992, com instalações em Lisboa, e em 1993 abre um delegação comercial no Porto. É a empresa líder actual no mercado de distribuição de TI e representa e comercializa as principais marcas de produtos na àrea das tecnologias de informação. No último ano fiscal, findo a 31 de Janeiro de 2001, registou um volume de facturação que ascendeu a mais de 35 milhões de contos ( dados consolidados com a Micrograf, s.a.)

Dossiers-Empresas