753 — KODAK REFORÇA A SUA LIDERANÇA E CONTRIBUI PARA MAIOR INOVAÇÃO NO CAMPO DOS QUIOSQUES DIGITAIS

Oct 8, 2002 | Conteúdos Em Português

KodakprintLisboa, Outubro de 2002 – A Kodak, líder mundial na área da imagem, apresentou na Photokina uma ampla “família” de soluções Kodak Picture Maker que permitirá oferecer novos serviços de fotografia aos consumidores, assim como contribuir para que as lojas façam maior negócio na impressão digital.

A Gama Picture Maker inclui três estacões modulares: Picture Maker Order Station, Picture Maker Digital Station e Picture Maker Print Station. Estas novas soluções proporcionam aos consumidores mais opções de imagem e mais pontos de acesso ao mundo dos serviços fotográficos da Kodak.

Lisboa, Outubro de 2002 – A Kodak, líder mundial na área da imagem, apresentou na Photokina uma ampla “família” de soluções Kodak Picture Maker que permitirá oferecer novos serviços de fotografia aos consumidores, assim como contribuir para que as lojas façam maior negócio na impressão digital.

A Kodak alarga a sua gama de quiosques com um conceito mais simplificado e modular que proporciona a flexibilidade de que as lojas necessitam para irem crescendo de acordo com o volume de trabalho, aumentar a margem e adequar esta oferta à variedade de equipamentos de imagem através de uma plataforma comum de hardware e software. A “família” Picture Maker inclui três estações modulares: Picture Maker Order Station, Picture Maker Digital Station e Picture Maker Print Station.

A nova “família” Picture Maker, proporciona aos consumidores mais opções de imagem e mais formas de acesso ao mundo dos serviços fotográficos da Kodak. Cada estação da gama Picture Maker, possui um grande atractivo para os utilizadores de câmaras digitais, para as pessoas que procuram ideias para ofertas e para aqueles que querem ser mais criativos com as suas fotografias e põe ainda à disposição dos consumidores uma ampla gama de novas aplicações.

Segundo Ignacio Díez, Director de Marketing de Produtos de Output da Kodak Espanha e Portugal, “as lojas têm uma excelente oportunidade com a nova gama Picture Maker para oferecer aos consumidores um maior leque de soluções fotográficas que podem usar ele próprios e que continuarão a aumentar o tráfego e trarão mais vantagens para a loja”. ”Com este anúncio”, afirma Ignacio Díez, “a Kodak está a ampliar o mercado potencial do Picture Maker e a expandir o potencial de pontos de instalação da família Picture Maker”.

A nova “família” Picture Maker representa uma mudança muito importante na aproximação da Kodak aos quiosques digitais, pois a plataforma de software Picture Maker será optimizada pelo Kodak Image Access Standard, uma arquitectura aberta que permite a ligação a equipamentos, webs e aplicações desenvolvidas por outros fornecedores e à actividade diária da loja. Tudo isto proporciona aos estabelecimentos uma enorme oferta de produtos e serviços que podem disponibilizar aos seus clientes.

A ampla “família” Picture Maker

A Kodak criou a categoria de quiosques fotográficos em 1994 com o lançamento do seu quiosque Picture Maker. Desde então, a Kodak instalou mais de 35.000 quiosques Picture Maker em todo o mundo, dos quais 22.000 estão nos Estados Unidos e 6.000 na Europa, África e Médio Oriente tendo os seus volumes de impressão alcançado níveis recorde com as campanhas de comunicação. Actualmente, a Kodak está a impulsionar a sua experiência em quiosques fotográficos e no forte reconhecimento da marca Picture Maker para ampliar a sua oferta, cobrir novas necessidades do canal e abrir novas aplicações para os consumidores.

A ampla gama Picture Maker começa com a Picture Maker Order Station, que permite aos consumidores pré-visualizar e seleccionar as suas imagens digitais e transferi-las para o mini laboratório digital para proceder à sua impressão na loja. Se um estabelecimento deseja oferecer a possibilidade dos seus clientes imprimirem imagens digitais em poucos minutos, podem converter o seu Picture Maker Order Station numa Picture Maker Digital Station com a incorporação de uma impressora térmica Kodak 6400, que produz cópias 10×15. Caso os consumidores queiram digitalizar e imprimir imagens num tamanho até 20×25, a loja pode ampliar a capacidade da estação convertendo-a no Picture Maker Print Station, que inclui um scanner e a impressora Kodak 8110. Cada um destes produtos da gama Picture Maker pode ser adquirido individualmente, permitindo à loja actualizá-los com os diferentes módulos em função das necessidades do negócio.

Picture Maker Order Station

O Picture Maker Order Station é a nova geração dos actuais serviços Preview e Select da Kodak. Para o consumidor, isto abre-lhe múltiplas possibilidades no campo da imagem, proporcionando-lhes a oportunidade de ver previamente e seleccionar as suas imagens a partir de qualquer suporte digital e dispor delas “in loco” através do laboratório digital da loja. A Order Station permite a gravação das imagens em CD e apresenta um monitor “touch screen” que permite aos utilizadores ver as suas imagens de forma reduzida, fazer zoom e recortar, reduzir o efeito de olhos vermelhos e ajustar o brilho.

Picture Maker Digital Station

Com uma velocidade de 25 segundos por impressão, o Picture Maker Digital Station permitirá aos consumidores imprimir a partir de cartões de memória digitais, CDs, ou disquetes com imagens JPEG, mais rápido do que antes. Os consumidores podem facilmente ir ao quiosque e inserir os seus cartões de memória, CDs ou disquetes, e aceder com o ecr㠓touch screen” mediante um interface de fácil utilização. Aceita a maioria dos formatos de cartões de memória, entre os quais se incluem o CompactFlash, cartões Smart Media, Memory Stick, MMC e Secure Digital. O Picture Maker Digital Station permite aos consumidores enquadrar e recortar, eliminar o efeito olhos vermelhos, ajustar cores e imprimir cópias térmicas de 10×15 com qualidade fotográfica em papel Kodak da melhor qualidade. Também permite aos consumidores gravar as suas imagens no Kodak Picture CD. Quando o consumidor terminar, poderá pagar a transacção completa através de cartão de crédito no próprio quiosque.

Picture Maker Print Station

A Estação de Impressão, como parte do serviço completo da gama Picture Maker, acrescenta a funcionalidade completa da Order Station e da Digital Station ao Picture Maker original. Ao permitir a reimpressão e ampliações a partir 20×25 partindo de cópias já impressas (sem que seja necessário terem os negativos), os consumidores podem obter excelentes fotografias desde qualquer fonte e em apenas cinco minutos.

A Picture Maker Print Station aceita cópias originais, CDs, disquetes o suportes digitais e disponibiliza as já conhecidas funções de edição e retoque. As recentes capacidades melhoradas de impressão digital, tornam mais rápida e fácil a impressão de imagens de câmaras digitais, ou o seu tratamento num Kodak Picture CD. Também permite aos consumidores ver previamente e seleccionar as suas imagens digitais preferidas e imprimi-las no próprio quiosque ou no laboratório digital da loja.

Uma visão de futuro

“A categoria de quiosques cresce e vemos que está fazendo a sua transição para uma categoria mais ampla que pretendemos designar por APM, o Automated Pictures Machines”, explica Díez.

Esta solução foi criada tendo como referência o conhecido conceito do sector bancário nos Estados Unidos, denominado Automated Teller Machines (ATMs), que na Europa se designam por caixas automáticas. Estas máquinas situam-se nos locais públicos onde os utilizadores necessitam de dinheiro. Este conceito foi desenvolvido como um esforço para que a fotografia seja o mais simples possível para o utilizador. Como resultado, os APMs para fotografias chegarão a representar futuramente no nosso sector o que hoje representam as caixas automáticas para a banca.

A apresentação da categoria APM representa um desenvolvimento importante na aproximação da Kodak aos quiosques digitais, já que supõe a localização dos Picture Makers onde os consumidores revelam as suas fotografias. Esta inclui lugares onde os consumidores compram câmaras digitais, filmes e acessórios fotográficos, assim como canais de fotografia não tradicionais, como hotéis, aeroportos e outros lugares de grande afluência onde se fazem fotografias.

“Foram realizados vários testes no mundo, tanto em canais tradicionais como em novos canais, a fim de determinar a resposta do consumidor à impressão de imagens desde câmaras digitais nestes quiosques. Estes estudos permitiram-nos desenvolver produtos e serviços para cobrir a procura, e ajudaram-nos a dirigir o nosso crescimento futuro”, afirma Díez.

Vantagens para as lojas

Esta ampla gama de opções de impressão através das quais o consumidor tem um papel activo e que torna possível que este imprima melhor do que antes – em minutos, a diferentes horas ou à noite e fazê-lo nestas estações localizadas nas lojas a partir de cartões de memória de máquinas digitais, CDs ou cópias impressas. Estas estações modulares de auto-serviço oferecem uma maior fiabilidade e qualidade fotográfica.

“O Picture Maker proporciona aos consumidores a capacidade para imprimir fotografias de uma forma rápida e fácil em qualquer local em que ele se encontre”, afirma Díez. “Em muitos aspectos o Picture Maker é a forma mais fácil para que o utilizador imprima imagens de câmaras digitais numa loja, apoiando a nossa estratégia de impressão digital e aumentar o número de fotografias impressas”.

Para os estabelecimentos fotográficos as vantagens de possuírem uma ampla gama de Picture Maker são claras:

· A força da marca
· Importante aposta no marketing para impulsionar a procura dos consumidores
· Software desenhado para cobrir as constantes mudanças de necessidades dos actuais consumidores
· Adaptação a produtos e serviços “in loco”
· Suporte técnico directo através de um help desk e um sistema de reposição de peças.

Sobre a Kodak e a Infoimaging

A Eastman Kodak, líder mundial na área da imagem, desenvolve, fabrica e comercializa em todo o mundo produtos dirigidos tanto ao mercado de fotografia tradicional como digital. As vendas da Kodak durante o passado ano de 2001 ascenderam a 13.200 milhões de dólares em produtos e serviços tanto do mercado empresarial como do doméstico. Entre estes produtos e serviços incluem-se as máquinas digitais, tanto profissionais como de amador, impressoras lazer para diagnóstico por imagem, filmes fotográficos para profissionais ou amadores, serviços digitais para cinematográficos, scanners de alta velocidade para documentos e imagens aéreas. A Kodak é líder em Infoimaging, um mercado criado pela convergência entre a tecnologia da imagem e a informação e que movimenta 385.000 milhões de dólares. A Infoimaging une três mercados relacionados com a imagem muito interligados entre si – dispositivos, infra-estrutura e serviços/consumíveis – o que permite usar as imagens mais facilmente e como um meio mais rápido e efectivo de informação e entretenimento.

Dossiers-Empresas