801 — Conferência sobre Gestão Social

Oct 11, 2002 | Conteúdos Em Português

Ladislau DowborPor ocasião do 3º Ciclo de Conferências de Gestão Social 2002/2003, subordinado ao tema “Conhecimento, Inovação e Gestão: Perspectivas Mundiais e Portuguesas no Séc.XXI”, Ladislau Dowbor assinalou que “a questão da gestão social tornou-se central”.

Segundo Ladislau Dowbor , Licenciado em Ciências Económicas pela Escola Central de Planeamento e Estatística de Varsóvia, a questão que se coloca actualmente é que, enquanto as áreas produtivas dispõem de um sólido sistema teórico sobre a sua gestão, a área social não dispõe dos paradigmas de gestão correspondentes, ficando a oscilar entre a burocracia estatal ultrapassada e privatizações desastrosas.

Na sua óptica, os serviços sociais são diferentes, necessitando de respostas específicas. “A questão da gestão social tornou-se central”, afirma.

Neste sentido, explica que um sistema que sabe produzir mas que não sabe distribuir, não é suficiente. Sobretudo se, cumulativamente, lança milhões no desemprego, dilapida o meio ambiente e remunera mais os especuladores do que os produtores.

Para o crescimento económico, Ladislau Dowbor diz que é também necessário um investimento ao nível do ser humano, na sua formação, na sua saúde, na sua cultura, no seu lazer, na sua informação. “A dimensão social do desenvolvimento deixa de ser um complemento, para se tornar um dos componentes essenciais da transformação social que vivemos”, finaliza.

Por Catarina Cristão
([email protected])

2002-10-11

http://ppbr.com/ld

Notícias – Indústria