811 — Autarquias ainda não disponibilizam serviço de pagamentos on-line

Oct 14, 2002 | Conteúdos Em Português

Logotipo Universidade do MinhoMediante um estudo realizado pela Universidade do Minho, nem todas as autarquias do país estão na Internet e nenhuma disponibiliza formulário on-line de serviços.

Segundo o Público, a Universidade do Minho avançou com um estudo que analisa o comportamento das autarquias na Internet.

Nesta análise comprova-se que nenhuma câmara municipal do país disponibiliza digitalização de serviços, incluindo pagamentos on-line. No que respeita ao preenchimento de formulários on-line ou serviços on-line , só é possível em sete sites camarários.

Neste conjunto, a maioria das autarquias têm apenas um serviço meramente informativo, o que corresponde a 59 por cento dos sites, referentes a 182 municípios. Onze por cento disponibilizam formulários para download.

No mesmo estudo é apresentado também o número de autarquias ausentes na Internet : 85 das 308 existentes. Os distritos de Braga e Porto são, segundo a pesquisa, os únicos que têm todos os seus municípios na rede.

Os distritos com uma percentagem mais baixa na disponibilização de sites pelas suas câmaras municipais são os de Bragança (25 por cento), Vila Real (50 por cento) e Coimbra com 59 por cento. Nas ilhas, apenas 17 das 30 autarquias disponibilizam algum tipo de serviço on-line.

No que se refere aos partidos políticos, todos os municípios do PSD/PP/PPM, PSD/PPM, PP e MPT disponibilizam informação on-line. Só 76 por cento das câmaras do PS e 75 da CDU o fazem.

Por Catarina Cristão
(catarina.cristao@centrodecontacto.com)

2002-10-14

http://www.uminho.pt

Notícias – Indústria