889 — Sociedade da Informação debatida na INFORPOR

Oct 28, 2002 | Conteúdos Em Português

A Sociedade da Informação foi a debate, ontem, no VIP LOUNGE da Inforpor’2002. A iniciativa do Centro de Contacto pretendeu promover a sociedade da informação, reforçando o papel do Estado e das escolas no combate à info-exclusão.

«Antes de sermos Sociedade da Informação, temos de ser Sociedade de Formação», assegurou o PR Manager da Microsoft, Rodolfo Oliveira, lembrando a grande taxa de iletracia e o baixo nível de leitura em Portugal. O conhecimento das tecnologias é essencial, garantiu Oliveira, uma vez que são uma plataforma de disseminação do conhecimento. Para combater a info-exclusão, o PR Manager da Microsoft apelou ao papel do Estado e à implantação da Internet nas escolas.

A importância da formação, inclusivé dos adultos, foi reforçada por Graça Moreira, do POSI – Programa Operacional da Sociedade de Informação. O POSI intervém a nível regional e nacional, sendo que tem iniciativas em e-government, criação de espaços Internet e implantação de Cidades Digitais. O POSI espera alargar a área de actuação, uma vez que a superestrutura que supervisiona o programa foi alterada na semana passada.

Simões Monteiro, da APDI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação – clarificou os objectivos da associação. Além de vários grupos de trabalho, a APDI pretende apelar ao Estado para questões políticas e legais da Sociedade da Informação. Além disso, o objectivo é combater a info-exclusão e informar cidadãos e empresas.

Os grandes desafios da Sociedade da Informação são atingir proximidade geográfica entre cidadãos, empresas e governo, além de investir na infra-estrutura e na informação disponibilizada, garantiu Manuel Pereira, da ACEP – Associação de Comércio Electrónico de Portugal . Pereira deixou uma mensagem de confiança para os próximos anos, nas acções de sucesso para empresas a nível de comércio electrónico.

Por: Sandra Pestana
[email protected]

2002-10-28

Dossiers-Eventos Especiais