900 — Jazztel aprova plano de recapitalização em reunião de obrigacionistas

Nov 4, 2002 | Conteúdos Em Português

lLisboa, 22 de Outubro de 2002 – A Jazztel p.l.c. (Nasdaq Europa: JAZZ e Novo Mercado em Espanha: JAZ) anunciou a aprovação do plano de recapitalização da empresa junto dos accionistas. O acordo foi conseguido ontem durante uma reunião da Jazztel com os obrigacionistas que se realizou em Londres. O plano de recapitalização da empresa, apresentado em 17 de Setembro último, teve o voto favorável de 98% dos obrigacionistas.

Ao abrigo do plano de recapitalização agora aprovado, as obrigações de alto rendimento da Jazztel, que ascendem a 676 milhões de euros, serão trocada por acções ordinárias, representativas de 88% do actual capital social da empresa e por novas obrigações convertíveis com o valor nominal de 75 milhões de euros. Acrescente-se que a operadora devolverá o dinheiro em efectivo depositado em contas condicionadas (contas escrow) aos obrigacionistas da emissão de 400 milhões de euros de obrigações a 14% de Dezembro de 1999. As obrigações convertíveis, que atingem a data de pagamento em 2012, e que tem uma valorização anual de 12% a pagar em dinheiro ou em acções, são convertíveis em 17,5% do capital social da empresa após a conclusão do plano de recapitalização.

De forma a implementar o plano de recapitalização, a empresa requereu junto dos tribunais ingleses para a aprovação da operação como previsto no decreto das empresas do Reino Unido de 1985. O tribunal aguarda ouvir a aplicação para aprovar a operação na próxima sexta-feira 25 de Outubro, dependendo o timming exacto da disponibilidade do tribunal.

Quando estiver concluído o plano de recapitalização da empresa, serão emitidas aproximadamente 458 milhões de acções elegíveis para venda no mercado sujeitas a um lock up em quatro fases para serem libertadas em tranches iguais a cada 30 dias após a operação se tornar efectiva. Isto implicará que o novo número de acções será aproximadamente oito vezes superior, crescendo dos actuais 62 milhões para um número superior a 520 milhões. Os accionistas actuais e os detentores de opções serão substancialmente diluídos e passarão a deter 12% do capital social da empresa. A Jazztel acredita que o preço das acções pode vir a sofrer um impacto negativo a curto prazo dado o excesso de oferta após a entrada dos novos títulos no mercado.

Logo que o processo esteja concluído, e que a decisão do conselho de obrigacionistas seja reconhecida mediante os procedimentos dos Estados Unidos, e que a documentação final com o sindicato de bancos seja assinada permitindo assim a cotação das novas acções em Espanha, a empresa poderá cancelar todas as obrigações e trocá-las mediante os termos do plano de recapitalização da Jazztel.

Sobre a Jazztel
A Jazztel é um operador líder de telecomunicações fixas na Península Ibérica no segmento das pequenas e médias empresas. Estando presente em mais de 150 áreas metropolitanas e parques empresariais de Portugal e Espanha, a Jazztel entrou no mercado das telecomunicações fixas com o obejctivo de fornecer soluções competitivas e inovadoras, suportadas num serviço de apoio ao cliente de qualidade. A Jazztel possui um portfolio alargado de serviços e produtos que incluem soluções de banda larga para tráfego de voz, dados e Internet.
Fundada em 1997, a Jazztel conta actualmente com cerca de 600 colaboradores. Em 2001, a Jazztel atingiu um volume de negócios de 220,3 milhões de euros, uma subida de 77,1% em relação aos 124,4 milhões de euros de 2000.

http://www.jazztel.pt

Dossiers-Empresas