902 — SYMANTEC REPORTA CRESCIMENTO DAS RECEITAS DE 34% NO 2º TRIMESTRE FISCAL

Nov 4, 2002 | Conteúdos Em Português

sPORTUGAL, Lisboa – 22 de Outubro, 2002 – A Symantec Corp. (Nasdaq: SYMC), líder mundial de segurança da Internet, apresentou os resultados do 2º trimestre fiscal de 2002, findo em 27 de Setembro de 2002. O resultado apresentado para o período foi de $325 milhões, superior em 34% aos $242 milhões do período homólogo do ano transacto. Este resultado é fruto de um empenho contínuo, à escala mundial, nas soluções de segurança “must-have” para particulares e empresas.

Resultados Pró-forma: O resultado líquido pró-forma, antes de custos não recorrentes e amortização de intangíveis adquiridos do 2º trimestre fiscal, foi de $60 milhões ($42 milhões no mesmo período do ano anterior). A Symantec reportou resultados pró-forma por acção de $0.38 ($0.28 no mesmo período do ano anterior).

Resultados em US GAAP: O resultado líquido, incluindo custos não recorrentes e amortizações de intangíveis adquiridos, foi no 2º quadrimestre, de $ 52 milhões. No mesmo período do ano transacto havia-se verificado um resultado negativo em $12 milhões.

A Symantec reportou resultados pró-forma por acção de $0.33 ($0.08 no mesmo período do ano anterior).

O resultado US GAAP, conforme consta das demonstrações consolidadas em anexo, inclui os custos com a amortização do goodwill, a amortização de intangíveis adquiridos, investigação e desenvolvimento adquiridos em curso e reestruturação e encerramento de sites, assim como proveitos de impostos sobre o rendimento.

“Face às dificuldades económicas actuais e ao desafio de integrar com sucesso quatro aquisições, continuamos a demonstrar o nosso empenho em apresentar valor aos clientes e resultados financeiros sólidos aos nossos investidores”, declarou John W. Thompson, presidente e CEO da Symantec. “ Podemos dizer que o nosso negócio, tanto para particulares como para empresas, “vai a todo o vapor” em todas as regiões.

O negócio mundial de segurança da Symantec cresceu 30% em comparação com o mesmo trimestre do ano transacto e representou 44% das receitas totais. A performance do negócio de segurança foi suportada por um crescimento de 61% nas vendas de firewall/VPN e por um crescimento de 36% nas vendas de antivírus, face ao mesmo trimestre do ano transacto. Os serviços de segurança da Symantec creceram 102% face ao mesmo trimestre do ano transacto, suportados por um crescimento de 127% nos serviços de segurança geridos.

O negócio da Symantec ao consumidor cresceu 68% e representou 38% das receitas totais, suportado pela contínua estabilidade das vendas de antivírus para o retalho que cresceram 76% face ao mesmo trimestre do ano anterior. O negócio de gestão de empresas da Symantec representou 16% das receitas tendo decrescido 2%.

As receitas internacionais cresceram 45% face ao mesmo trimestre do ano transacto e representaram 47% das receitas totais no segundo trimestre. A Symantec apresentou crescimento em todas as regiões. As vendas na Europa, Médio Oriente e África encabeçaram o aumento com 55%, ano após ano, seguidas do crescimento de 51% no Japão, 35% no Canadá, 26% nos Estados Unidos e 24% na Ásia Pacífico

Pontos a salientar do trimestre

*Durante o trimestre em análise, a Symantec celebrou 116 contratos em todo o mundo, valorizados em mais de $100 000, incluindo 28 contratos valorizados em mais de $ 300 000 e cinco valorizados em mais de $ 1 milhão. Celebrou e renovou contratos com a Simens, Stanford University, Advance Medical Devices, Los Alamos National Laboratories e NCR Corporation, uma empresa de tecnologia líder a nível mundial.

*O sucesso da empresa está marcado pela contínua expansão mundial da sua base de clientes, onde se incluem contratos com 26 empresas da Global 500 e 15 da Fortune 100, incluindo uma das maiores petrolíferas, duas das maiores empresas de telecomunicações, quatro dos maiores bancos, duas das maiores farmacêuticas e dois dos maiores fabricantes automóveis, tudo numa escala mundial.

*O negócio de serviços de segurança geridos da Symantec continua em expansão, com 55 novos negócios durante o trimestre. A empresa conta agora com mais de 600 clientes MSS incluindo a ChoicePoint, o líder mundial no fornecimento de serviços de identificação e verificação de credenciais; a Parsons Brinkerhoff, uma das líderes mundiais de engenharia de transportes; o People’s Bank, o maior banco credenciado pelo Estado no Connecticut; e o Screen Actors Guild Pension and Health Plan.

*A parceria com o sector de tecnologias de informação da Northrop Grumman Corp.’s resultou num contrato com o departamento de defesa americano (DOD) para uma licença de utilização dos antivírus Symantec, em computadores de secretária, servidores e portais. O valor total do contrato de um ano, com quatro anos opcionais, é de $ 16.5 milhões.

*A 1 de Outubro, a Symantec revelou a sua estratégia de fornecimento de um sistema compreensivo e pró-activo que permite a criação e gestão de ambientes efectivamente seguros. A Symantec Enterprise Security Architecture apresenta-se como uma estrutura unificadora da estratégia de segurança de empresas. Trata-se de uma estrutura aberta, baseada em standards, que permite à Symantec trabalhar conjuntamente com soluções de terceiros, de modo a proporcionar segurança empresarial, garantida, gerível e adaptável. A empresa apresentou o Symantec Security Management System, um conjunto de aplicações de gestão global que melhora a eficácia do ambiente de segurança da informação, através da apresentação de controlos pro-activos da segurança da infra-estrutura e informação correlacionada, para maior facilidade na tomada de decisões.

*A Symantec apresentou ainda o Symantec Client Security, a primeira solução de segurança integrada para clientes em rede e utilizadores à distância, com antivírus e tecnologias de personal firewall e detecção de intrusos para proteger, efectivamente, os computadores de secretária contra as várias ameaças actuais. A gestão central integrada destas múltiplas tecnologias oferece aos administradores das TI a excelente combinação da redução do custo total de propriedade com o aumento da segurança na rede de clientes – normalmente o activo de TI mais caro e menos seguro.

*A Symantec também divulgou a sua linha de produtos para detecção e prevenção de intrusos, apresentando a planeada integração do recentemente adquirido ManHunt de multi-gigabit da Recourse Technologies com o Symantec Host Intrusion Detection 4.0, uma solução de elevada dimensionabilidade.

*A Symantec lançou a linha de soluções de segurança de 2003 para o consumidor, incluindo o Norton Internet Security, Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall e o Norton SystemWorks. As novas soluções incluem um controlo de privacidade incrementado para detectar spam e intrusões básicas e poder, automaticamente, bloquear os ataques maliciosos. As novas características incluem o scan imediato de mensagens, bloqueio pro-activo baseado em heurística e ferramentas de optimização da rede.

Acerca da Symantec

A Symantec, um líder mundial em tecnologia de segurança da Internet, fornece uma ampla gama de software de segurança de conteúdos e de rede, e de soluções para indivíduos, empresas e fornecedores de serviços. A empresa é um dos principais fornecedores de protecção contra vírus, firewalls e rede virtual privada, gestão de vulnerabilidades, detecção de intrusões, filtros de conteúdos de Internet e de e-mail, tecnologias de gestão remota e serviços de segurança para empresas e fornecedores de serviços em todo o mundo. A marca Norton da Symantec, sinónimo de produtos de segurança para o cliente, é líder em prémios de vendas a retalho e da indústria, a nível mundial. Com sede em Cupertino, Calif., a Symantec desenvolve operações em 38 países, em todo o mundo.

http://www.symantec.com

Dossiers-Empresas